Três games inspirados em livros

The Witcher

The Witcher é baseado na série de livros de mesmo nome de Andrzej Sapkowski, que, por sua vez, começou com uma coleção de histórias curtas. O sucesso da saga transformou Sapkowski e sua série em um clássico cult na sua terra natal, a Polônia. Mas foi só com a adaptação de The Witcher para os games, em 2007, que os leitores ao redor do mundo tomaram conhecimento da obra.

Tanto os livros quanto os games acompanham os mesmos personagens, embora haja uma diferença de vários anos entre os eventos dos dois modelos. Ao todo, a saga original possui são cinco livros, escritos entre 1994 e 1999, sendo que quatro estão disponíveis em português na Estante Virtual. O quinto está em fase de tradução e o sexto, escrito em 2013, serve de prelúdio para o primeiro livro e também não foi lançado no Brasil.

BioShock

BioShock é um sucesso baseado nos escritos da pensadora Ayn Rand. No jogo, Rapture é uma cidade fundada sobre o princípio do puro interesse próprio, uma ideia que é central para o objetivismo filosófico de Rand.

O personagem Andrew Ryan foi, obviamente, batizado em homenagem a Ayn Rand. Da mesma forma, Frank Fontaine ganhou esse nome em função do livro The Fountainhead (“A nascente”), e Atlas, tem esse nome graças à obra A revolta de Atlas, ambos de Rand. Os cartazes encontrados nas paredes da cidade perguntam “Quem é Atlas?” exatamente como a repetida pergunta “Quem é John Galt?” de A revolta de Atlas.

BioShock explora as consequências práticas da filosofia de Ayn Rand e critica os efeitos negativos do objetivismo numa sociedade que optasse por sua adoção ampla e irrestrita. Quem disse que video game e filosofia não combinam?

Spec Ops: The Line

Spec Ops: The Line pega a premissa do livro de Joseph Conrad, O coração das trevas (1899), e a aplica em uma nova era e um novo cenário, da mesma forma que a adaptação cinematográfica de 1979, Apocalypse now, já havia feito com o mesmo livro.

Enquanto O Coração das trevas se passa no Congo no final do século 19, e Apocalypse now foi ambientado no Vietnã de 1969, Spec Ops: The Line traz a narrativa para um futuro próximo, em uma Dubai destruída por uma tempestade de areia.

O jogo segue um grupo de soldados tentando encontrar os sobreviventes do desastre, incluindo o coronel John Konrad, inspirado no terrível Kurtz, de O coração das trevas.

Anúncios

2 comentários sobre “Três games inspirados em livros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s