Game transforma jogador em poeta e escritor

 

O que pos poetas ingleses do romantismo e  video games tem em comum? A resposta é  Elegy for a Dead World, um inusitado jogo que coloca os gamers no papel de exploradores de três civilizações extintas para observar, fazer notas… ou histórias – ou poemas – ou canções.

Os três mundos perdidos contém lindos cenários, música emotiva e são inspirados nas obras Ozymandias, de Percy Shelley’s Ozymandias, Darkness, de Lord Byron e When I Have Fears That I May Cease to Be, de John Keats. Eles criam uma atmosfera forte e cheia de clima que se transforma em solo fértil para seus sentimentos ou ideias.

 

O jogo foi lançado em 2013 como uma colaboração entre Dejobaan Games e Popcannibal. Ziba Scott, um dos criadores, afirma que “nós temos três grandes poetas românticos na Inglaterra – Shelley, Byron e Keats — e cada um deles escreveu poemas verdadeiramente tocantes sobre o fim dos tempos. Então nós adaptamos este clima para estabelecer o tom da narrativa.”

“O mais importante é que a pessoa tenha uma experiência positiva. Faça algo criativo.”

O jogo facilita o processo criativo através de desafios e frases que exigem complementos. São 27 desafios de escrita que podem levar o jogador a escrever um conto sobre os últimos dias de um indivíduo, uma canção sobre resignação ou um poema sobre a guerra. Em um desafio, você é um arqueólogo procurando pistas. Em outro, você é um ladrão. Nos níveis mais avançados, algumas vezes você recebe informações no meio da história, o que te obriga a explicar e justificar suas ações passadas. Depois que o jogo orienta sua criatividade, você pode apagar as interferências e usar toda a sua capacidade autoral para escrever com liberdade o que quer que você deseje.

 

Quando você termina o jogo, pode compartilhar sua história com outros jogadores, ler suas criações, comentar e participar de discussões online. Você também pode reproduzir seus textos no meio digital ou impresso.

O jogo é ideal para superar bloqueios criativos, motivar alunos a escrever ficção ou simplesmente para quem busca explorar sua própria criatividade. Infelizmente, ele só está disponível em inglês. Custa cerca de 30 reais e está disponível em  Windows, Mac ou Linux na loja virtual Steam.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s