8 Coisas que você não sabia sobre Stan Lee

Se tem uma pessoa que virou personificação do criador de histórias de super-heróis, esse é Stan Lee. Ele foi editor-chefe da Marvel por muitos anos e criou (em variados graus de participação) vários personagens históricos.

Hoje em dia, ele é mais conhecido como o simpático velhinho que aparece em pontas nos filmes da Marvel Estúdios. É quase um joguinho de meta referência ficar esperando pela sua próxima participação.

Aos que perguntam qual foi sua aparição favorita nos cinemas, ele responde na lata: Os Vingadores 2. Por que? “Porque não foi uma cena. Foram duas!” Aos 94 anos de idade, Stan Lee ainda guarda muitas surpresas para os fãs dos filmes da Marvel. Ele já gravou participações em diversos filmes que ainda estão em fase de produção. Confira outras curiosidades sobre Stan Lee.

1. Ele é o cineasta mais bem-sucedido da história

  12 Things You Didnt Know About Stan Lee

Como Stan Lee tem crédito de Produtor Executivo em praticamente todos os filmes da Marvel (incluindo naqueles em que ele não é o criador do personagem, como Capitão América) e o estúdio da Marvel tem lucros bem consideráveis (Os Vingadores é a terceira maior bilheteria de todos os tempos), os filmes assinados por Stan Lee já faturaram mais de 11 bilhões de dólares, uma quantia capaz de fazer o James Cameron parecer um diretor indie.

 

2. Ele começou preenchendo as falas nos balões das HQs

  12 Things You Didnt Know About Stan Lee

O gibi foi “Capitão América desbarata a vingança do traidor” em Captain America Comics número 3 (maio de 1941). Além de ser sua estreia, também foi a primeira vez em que Capitão América usou seu famoso golpe – jogar o escudo como se fosse um frisbee. Também foi a primeira vez que Stan usou o sobrenome Lee. Seu nome de registro é Stan Lieber.

 

3. Depois da aposentadoria, ele foi para a DC Comics

  12 Things You Didnt Know About Stan Lee

Stan Lee fez uma série para a DC Comics chamada ‘Just Imagine..’ – que reinventava alguns dos heróis da DC da maneira que Lee os teria escrito, incluindo:

  • Superman era membro da polícia Kryptoniana e foi acidentalmente teleportado para a Terra durante a captura de um perigoso criminoso. Superman, cujo novo nome era Saiden, tenta manter a paz em nosso planeta para garantir que, no futuro, nossa evolução tecnológica permita a invenção do teletransporte que possibilitará seu retorno a Krypton.
  • Batman agora se chama Wayne Williams, ele é um afro-descendente cujo pai era um policial morto em serviço. Wayne é acusado de um crime que não cometeu e é treinado na prisão pelo seu mentor Frederick Grant. De volta à liberdade, ele participa de campeonatos de luta livre com o nome ‘Batman’ para esconder sua identidade e ganhar dinheiro. Pois é. Igualzinho o Homem-Aranha. Em todo caso, ele fica famoso e rico e usa sua fortuna para fazer de Grant um milionário testa-de-ferro enquanto ele se finge de guarda-costas do mentor para não chamar a atenção.
  • A Mulher Maravilha é uma ativista protestando contra uma empresa que está escavando em terra sagrada – e acidentalmente encontra uma placa contendo dois espíritos, um de luz e um de trevas. O espírito de luz dá a ela poderes solares. O espírito das trevas dá ao diretor da empresa mineradora poderes do mal e ele se transforma num monstro.

 

4. Seu primeiro personagem era chamado “O Destruidor”

  12 Things You Didnt Know About Stan Lee

Criado em parceria com Jack Binder e Alex Schomburg (ainda que não seja claro quem de fato desenhou o personagem), O Destruidor surgiu em Mystic Comics número 6 (Outubro de 1941). Ele era um jornalista americano cobrindo a Segunda Guerra atrás das linhas inimigas e foi capturado pelos nazistas. Um cientista alemão que fazia oposição ao nazismo dá a ele um protótipo do soro do super soldado. Ele escapa da prisão e usa seus poderes para lutar contra as forças de Hitler. Pois é. Igualzinho o Capitão América.

 

5. Stan Lee Exists existe no universo da Marvel Comics na Terra-1218

12 Things You Didnt Know About Stan Lee

…assim como todos nós, já que a Terra -1218 é o nome da nossa realidade no  “Marvelverso”.

 

6. Um dos seus primeiros trabalhos foi escrever obituários

  12 Things You Didnt Know About Stan Lee

Talvez por isso muitas de suas criações morre e voltam à vida com tanta frequência.

7. Por causa dele, drogas podem aparecer em HQs

  12 Things You Didnt Know About Stan Lee

Nos anos 70, o departamento americano de saúde, educação e bem-estar pediu a Lee que escrevesse uma HQ demonstrando os perigos das drogas quando ele era o editor chefe da Marvel Comics. Ele fez uma história do Homem-Aranha em três episódios em que Harry Osborne sofria alucinações depois de tomar LSD, mas a Comic Code Authority (órgão censor dos quadrinhos americanos) rejeitou a história porque eles tinha uma política de tolerância zero quanto à representação de drogas – mesmo em caso de representação negativa. Stan decidiu publicar as edições se a aprovação e as vendas foram boas. Depois disso, a CCA passou a permitir que drogas fossem incluídas nas histórias.

 

8. Ele fez uma ponta em Diário de Princesa 2

  12 Things You Didnt Know About Stan Lee

Mas calma. Diário de princesa não é baseado numa HQ criada por Stan Lee.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: