6 Roteiros que quase foram destruídos pelos próprios estúdios

O sonho de todo roteirista: ter seu script transformado em filme. De preferência, mediante pagamento. O pesadelo de todo roteirista: ter seu trabalho destruído pelos palpiteiros dos estúdios e produtoras que, mesmo sem qualquer qualificação ou talento para isso, fazem questão de dar “sugestões” para “melhorar” o roteiro. Para quem está começando a fazer cinema, essa é uma sina inescapável. Fazer um filme custa muito dinheiro e envolve um grande número de pessoas, inclusive produtores e apoiadores. O problema é que uma parte substancial dessas pessoas não tem, necessariamente, nenhuma função prática na produção do filme e sente a necessidade de justificar sua existência de alguma forma, nem que seja destruindo o trabalho do roteirista.

Não é um trabalho deliberado de sabotagem, veja bem. No fundo, a maioria dessas sugestões , as chamadas “notas” são bem intencionadas, ainda que equivocadas.

Infelizmente, as notas desses “executivos” de estúdios e produtoras podem destruir não apenas um filme, mas a carreira inteira de um diretor ou de um ator. Estrago feito, a obra fracassa e o executivo anônimo continua suas atividades nos bastidores, fazendo sugestões para o próximo lançamento.

Para os roteiristas de primeira viagem, acatar essas notas pode ser  inevitável. Mas a verdade é que mesmo roteiristas premiados têm dificuldade de se livrar da praga dos “pitacos dos executivos”.

O site The Wrap entrevistou os roteiristas de alguns dos filmes indicados ao Oscar para saber quais foram as piores “notas” que eles receberam. O resultado desafia todas as leis da lógica. Confira.

 

 

Queriam cortar o solo de bateria no final de um filme sobre bateristas.

Damien Chazelle, roteirista de Whiplash e La La Land conta:

O filme terminava com um solo de bateria que era a questão central do filme. A nota que eu recebi pedia para cortar a cena. Ela dizia: “Ele é um bom baterista. A gente já entendeu.”

244786_pt

 

 

A personagem cortada “de saída”
Eric Heisserer, roteirista de “A Chegada”, tinha apenas começado a descrever como seria a história de um de seus filmes em uma reunião com executivos:

Eu disse: :”Tem um espião e a sua mulher”. O executivo cortou imediatamente: “Ele não tem esposa. Continue.”

arrivalposter16agosto-11

 

“Onde estão os brancos?”

O roteirista de Moonlight Barry Jenkins se deparou com uma pergunta insólita enquanto apresentava seu texto para o estúdio.

Então, cadê as pessoas brancas?” Ele respondeu:”Na plateia do cinema”. Todos riram.

 

moonlight-quoteposter-web

 

 

Sem frutas

A dupla responsável por Deadpool, um dos maiores sucesso de bilheteria de 2016, Rhett Reese e Paul Wernick contam esta inacreditável história.

Nós escrevemos uma paródia para Os Sopranos chamada Os Tomates. Era com frutas e vegetais no lugar de pessoas. Haveria uma guerra de famílias, os Tomates contra os Bananas. Quando chegou a nota, ela dizia: Nós adoramos, mas tem que ser com frutas e vegetais? ”

 

deadpool_cartaz

 

Uma nota profunda

Taylor Sheridan, de Hell or High Water, conta uma história que dá uma exata dimensão da falta de preparo das pessoas responsáveis pela aprovação de roteiros em Hollywood. E convenhamos, se lá é assim…

Eu estava numa reunião sobre um piloto de série para a AMC. Estavam todos sentados ali, dando suas notas. Chegou um ponto que eu não aguentei e disse: Do que diabos vocês estão falando? E eles responderam: Taylor, você tem que procurar a nota dentro da nota. E eu disse: Mas por que vocês não me dão simplesmente a nota que vocês querem dar? Eles me olharam super sérios e disseram: Nós não sabemos que nota nós queremos dar.”

 

hell-or-high-water-posterweb

 

Faroeste sim, chapéu não

Todd Black, produtor de Fences, conta uma nota no mínimo inusitada que ele recebeu em um trabalho anterior.

Nós fizemos um filme de faroeste chamado “Os Sete Magníficos”. E uma das notas que recebemos dizia: Eles tem que usar chapéu de caubói e barba? E eu respondi: Você quer que eu tire os cavalos também?”

 

282704

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s