Quatro livros para quem ama textões polêmicos

É só entrar no Facebook para ver que todo mundo tem disposição e opinião para castigar os teclados. é textão de esquerda, textão de direita, textão de centro… Textão para todos os gostos e maus gostos. Mas existem autores que fazem dos ensaios e dos artigos verdadeiras obras de arte. Apimentadas, mas ainda assim tentadoras.

Pensando nisso, separamos quatro sugestões de livros que trazem o conceito de ensaio para fora do bate-boca das redes sociais para dentro da leitura de qualidade. Para ler, pensar e se deleitar.

Homo Deus – Uma Breve História do Amanhã, de Yuval Noah Harari

Yuval Noah Harari, autor do estrondoso best-seller Sapiens- uma breve história da humanidade, volta a combinar ciência, história e filosofia, desta vez para entender quem somos e descobrir para onde vamos. Sempre com um olhar no passado e nas nossas origens, Harari investiga o futuro da humanidade em busca de uma resposta tão difícil quanto essencial- depois de séculos de guerras, fome e pobreza, qual será nosso destino na Terra? A partir de uma visão absolutamente original de nossa história, ele combina pesquisas de ponta e os mais recentes avanços científicos à sua conhecida capacidade de observar o passado de uma maneira inteiramente nova. Assim, descobrir os próximos passos da evolução humana será também redescobrir quem fomos e quais caminhos tomamos para chegar até aqui.

Davi e Golias: a arte de enfrentar gigantes, de Malcolm Gladwell

Há três mil anos, num campo de batalha na antiga Palestina, um jovem pastor derrubou um poderoso guerreiro com apenas uma pedra e uma funda, e desde então os nomes Davi e Golias simbolizaram as batalhas entre os mais fracos e os gigantes. A vitória de Davi foi improvável e milagrosa. Ele não deveria ter ganhado. Ou deveria? Em ‘Davi e Golias’, Malcolm Gladwell desafia nossas crenças sobre obstáculos e desvantagens, oferecendo uma interpretação nova do que significa ser discriminado, enfrentar uma deficiência, perder pai ou mãe, frequentar uma faculdade medíocre ou sofrer uma série de outros aparentes reveses. Gladwell começa pela história real do que ocorreu entre o gigante e o jovem pastor tantos anos atrás e prova como, de fato, era Davi o grande favorito. Em seguida, com sua habilidade característica para contar boas histórias e envolver o leitor, ele narra importantes acontecimentos na vida de anônimos e famosos, introduzindo conceitos que nos levam a ver o favoritismo com outros olhos. O autor examina o conflito religioso na Irlanda do Norte, a reação dos londrinos aos bombardeios alemães na Segunda Guerra, a mente de pesquisadores do câncer e líderes negros dos direitos civis, os assassinatos e o alto custo da vingança, e a dinâmica das salas de aula que obtêm bons e maus resultados – tudo isso com o intuito de demonstrar que muita coisa bela e importante no mundo surge do que pode ser visto inicialmente como sofrimento e adversidade. Na tradição dos sucessos anteriores de Gladwell, ‘Davi e Golias’ lança mão da história, da psicologia e de uma narrativa poderosa para abalar e reformular nosso pensamento sobre o mundo à nossa volta.

 

Considere a Lagosta, de David Foster Wallace

Lagostas sentem dor? Franz Kafka era comediante? Qual era o problema de John Updike? E o que acontece quando uma atriz de filmes pornô conhece seus fãs em pessoa? And what happens when adult video starlets meet their fans in person? David Foster Wallace responde essas e outras pergutnas em ensaios que são também incríveis aventuras narrativas. Seja cobrindo o circo de uma eleição presidencial ou mergulhando na guerra entre escritores de dicionários, confrontando o maior cozinheiro de lagostas do mundo, Wallace projeta a qualidade das suas ideisa através de sua única e poderosa voz sobre diversas questões morais e polêmicas da sociedade norte-americana. Um livrão.

Clique e aproveite o preço especial

Fausto Silva & Outras Tretas, de Rodrigo Espírito Santo

Uma coleção de tretas, arranjadas em dois anos no comando da coluna Meia Pala Bas, no portal Semana On. Somente para fins de curadoria, os artigos são organizados em três categorias por temática: celebridade, social e política. Estes artigos buscam procuram examinar as famosas tretas por diferentes pontos de vista. Alguns deles vão conformar com sua visão do mundo. Ao final destes, você vai adorar ter comprado esse livro. Outros vão fazer você querer estapear o escritor no metrô. Mas, se tudo correr bem, ao final da obra, você ficará surpreso com as opiniões que compartilham. Sem treta.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s