Coisas que você não sabia sobre Kafka

No dia 3 de junho de 1924, faleceu Franz Kafka, responsável, entre muitos títulos, por obras-primas como A metamorfose, O processo e O castelo. Nascido em Praga no dia 3 de julho de 1883, Kafka foi um escritor tcheco e é considerado pelos críticos como um dos mais influentes do século XX. A maior parte de sua obra está repleta de temas e arquétipos de alienação e brutalidade física e psicológica, conflito entre pais e filhos, personagens com missões aterrorizantes, labirintos burocráticos e transformações místicas.

Por toda sua vida, Kafka reclamou do pouco tempo que tinha para dedicar-se ao que chamava de “seu chamado”. Ele ficou muito conhecido, também, pelas centenas de cartas enviadas para sua família e amigos próximos, incluindo o pai, a noiva e a irmã mais nova. Teve uma relação complicada e turbulenta com o pai, o que gerou uma grande influência sobre sua escrita.

Albert Camus, Gabriel García Márquez e Jean-Paul Sartre estão entre os escritores influenciados pela obra de Kafka. O termo “kafkiano” popularizou-se em português como algo complicado, labiríntico e surreal, como as situações encontradas em sua obra.

Para os amantes de Frans Kakfa, uma dica é visitar sua cidade natal, Praga, na República Tcheca, que tem vários locais em sua homenagem e que fizeram parte de sua vida. Por exemplo:

Casa de Kafka

Nesta casa em que Kafka nasceu, hoje, funciona um pequeno museu que exibe fotografias do escritor, de sua família e da Praga do começo do século XX.

casa-kafka


Café Louvre

O local, também amado por Albert Einstein, era um dos lugares onde Kafka sentia-se mais à vontade para escrever.

cafe louvre


Museu Franz Kafka

O museu exibe de forma totalmente interativa a vida e a obra do autor.

museu franz kafka


Conheça algumas das obras do autor.

O processo

Este livro conta o aterrorizante drama de Josef K., o respeitável funcionário de um banco que é preso de modo súbito e estranho, e deve defender-se contra uma acusação que nunca lhe é formalmente apresentada. Aclamada em todo o mundo, esta história assombrosamente verossímil é uma das mais originais e importantes criações literárias do nosso tempo.

o processo

A metamorfose

Este texto coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante – Gregor Samsa – transformado em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana – tudo no estilo transparente e perfeito desse mestre inconfundível da ficção universal.

a metamorfose

O castelo

O agrimensor K. chega a uma aldeia coberta de neve e procura abrigo num albergue perto da ponte. O ambiente sombrio e a recepção ambígua dão o tom do que será o romance. No dia seguinte o herói vê, no pico da colina gelada, o castelo: como um aviso sinistro, bandos de gralhas circulam em torno da torre. O protagonista nunca conseguirá chegar até o alto, nem os donos do poder permitirão que o faça. Em vez disso, o suposto agrimensor – mesmo a esse respeito não há certeza – busca reivindicar seus direitos a um verdadeiro cortejo de burocratas maliciosos, que o atiram de um lado para outro com argumentos que desenham o labirinto intransponível em que se entrincheira a dominação.

o castelo

Carta ao pai

Nesta obra, o grande escritor realiza um ajuste de contas memorável com o tirano familiar Hermann Kafka. O motivo do confronto é uma tentativa de casamento do filho que o pai desaprova, mas o texto abrange toda a relação entre ambos, num ritmo dolorosamente ágil. Como sempre, a capacidade de análise e argumentação do escritor surpreende. Aqui ela transforma uma carta em documento perene da literatura universal.

carta ao pai

Essencial

Essencial reúne momentos antológicos de Franz Kafka, incluindo contos, fábulas e a novela A metamorfose, na íntegra, além de 109 aforismos.

essencial
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s