Nem todo fã do seriado Mad Men sabe que o personagem principal foi baseado numa pessoa real. Don Draper, o publicitário genial e atormentado vivido pelo ator John Hamm teve como inspiração David Ogilvy, um dos maiores profissionais da história do mercado publicitário.
Reza a lenda que, no dia sete de setembro de 1982, Ogilvy enviou um memorando para todos os funcionários de sua agência. O título da mensagem: “Como Escrever”. Segundo Ogilvy, “Boa escrita não é um dom. Você tem que aprender como escrever bem.” Em seguida, ele fornece dez conselhos que podem ser muito úteis, mesmo para quem não está tentando ganhar o próximo Leão de Ouro em Cannes. Confira:
1-Leia o livro sobre escrita de Roman-Raphaelson. Três vezes.
2-Escreva como você fala. Naturalmente.
3- Use palavras curtas, frases curtas e parágrafos curtos.
4- Nunca use jargões como reconceitualizar ou desmassificar. São marcas de um cretino pretensioso.
5 – Nunca escreva mais de duas páginas sobre qualquer assunto.
6- Cheque suas citações.
7 – Nunca envie uma carta ou memorando que você escreveu no mesmo dia. Leia em voz alta na manhã seguinte – e então edite.
8 – Se é algo importante, peça a um colega para revisar.
9- Antes de enviar, tenha certeza que está claro o que você quer que o leitor faça.
10 – Se você quer Ação, não escreva. Vá até o cara e diga pessoalmente o que você quer.
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