Quatro livros para começar o seu ano novo literário

Ano novo, vida nova! O Blog da Toska Literatura está de volta para mais 365 dias de cultura, de informação e de muita leitura. Confira nossas quatro sugestões de livros para inspirar seu janeiro e começar 2018 com o pé direito!

Dez de dezembro, de George Saunders

Uma coleção de dez histórias com humor cortante baseado em profunda honestidade. Os personagens de Saunders parecem meio esquisitos (como a adolescente ingênua de A volta da vitória que acha os pais “super legais” e se pergunta se as mães precisam “empurrar o leite pra fora durante a amamentação”) mas, no fim das contas, são todos muito reais e humanos.

 

O mundo é o que você come, de Barbara Kingsolver

Neste livro, a autora prova uma velha máxima: você é o que você come. Apesar do amor pela cidade onde vive (Tucson, Arizona), a família Kingsolver viaja para reencontrar suas raízes, numa fazenda na cidade de Appalachia. Lá, eles têm a chance de recriar uma relação mais profunda com seus alimentos, ao perceberem que a comida processada não é tão necessária. Dessa maneira, passam um ano vivendo por meio do que plantam e criam — aspargos, galinhas, vegetais —, respeitando sempre a época do ano e o que ela pode oferecer. Diferente de todos os outros livros de memórias, O mundo é o que você come nos traz um tema urgente e universal, ao mesmo tempo em que nos dá uma lição de coragem e força de vontade.

 

Feliz ano novo, de Rubem Fonseca

Considerado um dos principais livros do autor, Feliz ano novo, lançado em 1975, teve sua publicação e circulação proibidas em todo o território nacional, sendo recolhido pelo Departamento de Polícia Federal, um ano depois, sob a alegação de conter “matéria contrária à moral e aos bons costumes”. O regime autoritário, que tentava à força encobrir os problemas do país, não suportou a linguagem precisa e contundente dessa coleção de contos que traduzem a verdadeira fratura exposta da sociedade brasileira. Um excelente contraponto ao positivismo da obra de George Saunders.

 

Receita de ano novo, de Carlos Drummond de Andrade

Nesta antologia estão reunidos textos do poeta sobre festas de fim de ano, sobre o espírito natalino e sobre a esperança que todos têm em um próspero ano novo. Uma excelente maneira de começar 2018 com um pouco mais de poesia.

 

O Verme e Outras Histórias de Amor

O Verme & outras histórias de amor

Estas são histórias de amor. Não o amor fofinho, romântico. O amor sujo, escondido. Trágico e cômico. Mórbido e meigo. O amor de pai, de amante, o próprio, o mesquinho, o nobre. Todas as manifestações desta força da natureza que revela o que há de mais assustador e tocante em cada um de nós. Qualquer que seja o objeto deste sentimento avassalador, há apenas uma verdade: aquilo que amamos nos define.

Quais os livros que você pretende ler em 2018? 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s