Piores conselhos para escritores novatos

Jogue uma pedra pro alto. Fatalmente, você acertará um “especialista” em alguma forma de narrativa. Roteiro de cinema, bíblia de série de TV, livros best sellers: o mercado está tomado de “coachs” que adoram palpitar sobre a qualidade técnica da criação alheia, repetindo regras aleatórias.

Quando o cliente (ou vítima) é novato no ramo, essa palpitaria toda pode trazer confusão ou mesmo paralisar o processo criativo de um jovem autor. Selecionamos sete recomendações recorrentes (e equivocadas) oferecidas aos marinheiros de primeira viagem do universo literário. Para ler, rir e desconsiderar.

1) Não escreva uma cena de abertura muito dark.

Muita gente entende errado a Jornada do Escritor de Joseph Campbell, que diz que a história deve começar na vida normal do herói, antes do seu “chamado à aventura”. Como a Dorothy, antes do furacão levá-la para Oz.

Mas isso não quer dizer que a abertura do seu livro precisa ser uma pintura do Romero Brito. Leitores querem ação e emoção. O quanto antes, melhor. Caso contrário, eles passam para o próximo livro na estante.

2) Todo livro precisa de um prólogo.

Fala sério. Prólogos estão fora de moda. Leiores pulam. Editores cortam. Agentes literários odeiam. Você precisa de um prólogo quando quer uma abertura demodê por alguma razão específica. Tipo, quando você está escrevendo uma fantasia épica ou uma ópera espacial. Se você está apaixonado pelo seu prólogo, tudo bem. Mas não deixe ninguém te convencer que você precisa escrever um.

3) Ao escrever sua biografia, relate tudo exatamente como aconteceu.

Considere-se autorizado a ficcionalizar sua própria história. Se você suspeitar que algum dos personagens da vida real pede processá-lo, transforme-o, mude o nome, ou exclua totalmente. O importante é não esquecer que uma biografia deve contar uma história, ainda que alguns detalhes precisem ser “glamurizados”.

4) “Disse” é chato. Use verbos mais enfáticos como “exclamou”, “rosnou” ou “explodiu.”

Conselho equivocado e cafoninha.

“Disse” é invisível para o leitor. Qualquer outra palavra rouba a atenção que devia ser dirigida ao diálogo. O ideal é evitar tudo aquilo que não é necessário para dar clareza ao que está sendo dito.

No lugar de “‘Está frio’, Tom murmurou geladamente”, diga algo como “‘Está frio’, Tom tremeu e abotoou seu casaco.”

5) Descreva o que todos na cena estão pensando.

Um bom escritor não diz o que todos estão pensando em todas as cenas. Um autor habilidoso pode mostrar as reações dos outros personagens através do ponto de vista de um personagem.

Afinal, você está vendo sua vida inteira através dos olhos de um único personagem: você. E é bem provável que você saiba o que está acontecendo. O pelo menos tenha essa impressão.

Use a linguagem corporal, expressões faciais e o diálogo para informar como os demais personagens estão se relacionando com os acontecimentos da cena.

6) Use ortografia formal, mesmo nos diálogos.

Jesus. Então, todos os seus personagens falam em frases completas, como se tivessem saindo de um relatório escolar do ensino fundamental? Me poupe.
Quando escrevemos um personagem, a idéia é apresentá-lo de forma realística, não impressionar o professor Pasquale.

7) Nunca leia outros autores enquanto estiver escrevendo seu livro, ou você vai acabar escrevendo como eles.

Quem me dera. Se fosse fácil assim, era só alternar sessões de leitura de grandes obras com sua própria produção.

Além do mais, é exatamente assim que muitos artistas se aprimoram no trabalho. Picasso aprendeu a pintar copiando os mestres. Um pouco de influência inspiradora não vai calar sua “voz”. Pelo contrário: vai te ajudar a descobri-la!

Já recebeu algum conselhor ruim de escrita? Compartilhe com a gente nos comentários!

Anúncios

Um comentário sobre “Piores conselhos para escritores novatos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s