Brasil só dominará a leitura em 260 anos

De acordo com um novo estudo do Banco Mundial, a defasagem do aluno brasileiro em relação aos estudantes em países desenvolvidos levaria cerca de 260 anos para ser superada no quesito leitura e 75 anos em Matemática.

A boa notícia é que sim, nossa educação continua avançando. A má notícia é que estamos muito aquem da velocidade ideal. O cálculo do estudo teve como base o desempenho dos brasileiros em todas as edições do Pisa, a avaliação internacional aplicada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE).

A mais importante conclusão do documento é a existência de uma “crise de aprendizagem” em todo planeta. “Nos últimos 30 anos houve grandes progressos em colocar as crianças nas escolas na maioria dos países, mas infelizmente muitas não entendem o que leem ou não sabem fazer contas”, disse o diretor global da área de educação do Banco Mundial, Jaime Saavedra em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo.

De acordo com o relatório, cerca de 40% das crianças nos anos finais do ensino fundamental chegam ao nível considerado mínimo de proficiência em Matemática na América Latina e Caribe. Na Europa e Ásia são 80%. Na África Subsaariana, apenas 10% dos alunos têm níveis aceitáveis de Leitura. Ao todo, 125 milhões de crianças estão nessa situação ao redor do mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s