As diferentes versões da Guerra dos Mundos

Quando o romance de H.G. Wells foi publicado em 1898, o mundo ganhou um dos seus primeiros protótipos de um novo gênero narrativo: a ficção científica. A Guerra dos mundos descreve a invasão da Terra por marcianos com inteligência superior, incríveis máquinas e a intenção de conquistar a humanidade.

De lá para cá, a obra já foi adaptada para múltiplos meios, com diferentes “liberdades poéticas”. Na última semana, a rede de TV britância BBC anunciou que pretende desenvolver a primeira adaptação para as telinhas, num formato semelhante ao utilizado em Sherlock, estrelada por Benedict Cumberbatch e Martin Freeman.

Em formato de uma minissérie de três episódios, adaptada pelo roteirista Peter Harness (Doctor Who) e dirigido por Damien Timmer, a versão televisiva de A Guerra dos Mundos pretende ser mais fiel ao livro e recriar a ambiência exata retratada por H.G. Wells. Enquanto aguardamos a estreia – que ainda não tem data, nem elenco confirmado, confira algumas outras adaptações de A Guerra dos Mundos que fizeram sucesso e reacenderam polêmicas entre os terráqueos.

A novela de Rádio
Há 79 anos, a adaptação do livro para o rádio feita por Orson Welles foi ao ar, causando pânico entre os ouvintes que confundiram a rádio-novela com um programa jornalístico. No dia seguinte à performance de sua adaptação, Orson Welles fez uma coletiva de imprensa para se desculpar pelos transtornos causados. Você pode ouvir o programa original (em inglês) aqui:

O filme Spielberg/Cruise
Steven Spielberg comprou uma das últimas cópias do roteiro adaptado por Orson Welles para o rádio em um leilão, mas decidiu adiar a sua adaptação para o cinema quando Independence Day foi lançado em 1996. Quando a poeira baixou, chamou Tom Cruise para estrelar sua versão da história em 2005.

Durante a filmagem das cenas debaixo d’água em Guerra dos Mundos, Steven Spielberg fez uma pegadinha com Tom Cruise e Dakota Fanning tocando o tema do filme Tubarão em um sistema de som submarino especialmente instalado para a brincadeira. Peripécias à parte, o filme de Spielberg foi um sucesso de bilheteria, ainda que tenha tido uma recepção morna entre os críticos. Confira o trailer aqui:

 

O musical
Levou nove meses para que Jeff Wayne conseguisse convencer a família de H.G. Wells a ceder-lhe os direitos do livro para sua famosa versão musical da obra. O musical foi lançado em disco duplo pela CBS Records in 1978. Fui um sucesso enorme aclamado pela crítica em todo mundo.

O álbum ficou em primeiro lugar nas paradas de 11 países e no Top 10 de 22 nações. O musical A Guerra dos Mundos reconta a história de HG Wells usando narração e temas melódicos para avançar a narrativa e expressar os sentimentos dos personagens. Você pode assistir à adaptação neste vídeo:

 

Qual a sua versão favorita? Deixe sua opinião e participe da conversa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s