AS 8 regras da escrita de Neil Gaiman

Se tem uma coisa que podemos dizer sobre Neil Gaiman é que se trata de um autor talentoso e produtivo. Livros, quadrinhos, filmes, séries de TV: Gaiman é sinônimo de originalidade e sucesso em praticamente todos os meios. Qual o segredo do cara? Bem, na verdade, não se trata de um segredo. Mas oito regras que, segundo o próprio autor, são fundamentais para qualquer escritor que deseje ser mais consistente. Confira as oito regras de escrita de Neil Gaiman.

1 – Escreva
2 – Coloque uma palavra depois da outra. Ache a palavra certa e coloque no papel.
3 – Termine o que você está escrevendo. Faça o que você tiver que fazer para terminar.
4 – Guarde seu manuscrito por um tempo. Releia como se fosse a primeira vez. Mostre para amigos cuja opinião você respeita e que gostem do gênero do seu texto.
5 – Lembre-se: quando as pessoas dizem que tem alguma coisa errada ou que algo não funciona, estão quase sempre certas. Mas quando dizem exatamente o que está errado e como corrigir o erro, estão quase sempre erradas.
6 – Conserte. Mas lembre-se que, mais cedo ou mais tarde, antes de atingir a perfeição, você terá que por um fim neste trabalho e começar a escrever sua próxima obra. Perfeição é como perseguir o horizonte. Continue em movimento.
7 – Ria das suas próprias piadas.
8 – A principal regra da escrita é: escrevendo com bastante convicção e confiança, você pode fazer o que quiser. (Isso pode ser uma regra para a vida, assim como para a escrita.) Então escreva as histórias que precisam ser escritas. Escreva honestamente, da melhor forma que você puder. Não tenho certeza de que existam outras regras. Não regras que sejam importantes.

E você? Concorda com Neil Gaiman?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s