5 livros para comemorar o dia do Rock

13 de julho. Dia Mundial do Rock. Conheça algumas obras de estrelas do gênero

Mais que um estilo musical, o rock é uma filosofia de vida. Conheça as trajetórias dos ídolos que fizeram a história do gênero.

Neil Young: A autobiografia

Lenda do rock e do folk, criador do Buffalo Springfield, líder da banda Crazy Horse, parceiro de Crosby, Stills e Nash, um dos maiores guitarristas de todos os tempos e um dos músicos mais influentes de sua geração. Ao longo do último meio século, o cantor e compositor Neil Young construiu uma carreira de sólido sucesso em todo o planeta. O lançamento mundial deste livro, revela uma personalidade multifacetada – para muito além do que os fãs de sua música poderiam imaginar. Young escreveu de próprio punho uma narrativa fragmentada, com o vai e vem aleatório das recordações determinando a ordem em que as histórias são apresentadas.

neil young autobiografia

Pete Townshend: A autobiografia

A banda The Who era uma das maiores promessas do rock inglês em 1967, quando Pete Townshend, seu guitarrista e principal compositor, decidiu pinçar uma entre as diversas cartas de fãs que recebia com um propósito insólito: aquela correspondência permaneceria fechada e só seria lida muitos anos depois, no momento em que ele fosse escrever a história de sua vida. A mensagem congelada no tempo, raciocinou Pete, poderia lhe dar uma perspectiva sobre sua carreira ao abrir o envelope no futuro, já na condição de consagrado ícone do rock. Um dos destaques desta autobiografia é justamente o teor da carta mantida inviolada pelo músico por todo esse tempo. O livro recapitula com detalhes toda a gestação de um grupo, dos ensaios iniciais ao primeiro contato com o vocalista Roger Daltrey, dos shows na banda The Detours à admissão do incontrolável Keith Moon como baterista da formação clássica do The Who. Townshend também descreve seu processo criativo e não hesita em dar crédito aos músicos que mais o influenciaram, como os Beatles.

pete townshend autobiografia

Os Paralamas do Sucesso: Vamo Batê Lata, de Jamari França

O livro de Jamari França conta a trajetória dos Paralamas do Sucesso, uma das bandas brasileiras de maior sucesso – tanto de público quanto de crítica – desde o seu início, no começo dos anos 80, até os dias de hoje. O livro traz muitas histórias, fotos, discografia e índice onomástico para consulta.

vamo bate lata

Heroína e Rock’n’Roll, de Nikki Sixx

O roqueiro Nikki Sixx compartilha anotações feitas em um diário ao longo do ano em que foi tragado por um espiral de heroína e cocaína. Essas revelações são apresentadas com comentários do próprio Nikki e de pessoas que conviveram com ele nesse turbulento período.

Heroína e Rock'n'Roll

Crônicas – Volume 1, de Bob Dylan

Uma obra tão eloquente, inspirada, nostálgica, doce e enlouquecida quanto seu autor. A maior parte de suas reminiscências lida com a época em que o cantor circulava pela cena folk do Greenwich, quando suas antenas captavam todas as referências e histórias que poderiam ser usadas nas letras de suas canções. Crônicas é menos um retrato fiel da vida de Dylan e mais uma colcha de retalhos de casos expostos de forma não linear, revelando um artista ainda em conectado com a ambivalência de sua própria genialidade.

cronicas volume 1
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s