A mestre da literatura policial
Conhecida como a “Rainha do Crime”, Agatha Christie publicou dezenas de romances policiais traduzidos em cerca de 100 idiomas. As tramas engenhosas e os personagens inesquecíveis transformaram Christie em uma das autoras mais vendidas de todos os tempos, sendo superada apenas pelo bardo William Shakespeare.
Além das reviravoltas surpreendentes, a escritora também tinha como marca registrada o humor mordaz e corrosivo. Para celebrar seu legado, separamos algumas pérolas que a Dama do Crime salpicou por suas obras para o deleite dos fãs de todas as gerações. Divirta suas “células cinzentas”, como diria o Hercule Poirot, o detetive mais famoso da autora.
É curioso, mas só quando vemos as pessoas fazendo papel de ridículo é que entendemos o quanto as amamos. (Autobiografia)
O impossível não poderia ter acontecido, logo, o impossível deve ser possível apesar das aparências. (Assassinato no Expresso Oriente)
Não há nada no mundo como o amor de uma mãe por seu filho. Ele não conhece a lei, ou a piedade. Ele desafia todas as coisas e esmaga sem remorso quem se colocar em seu caminho. (O cão da morte)
‘Poirot,’ eu disse. ‘Eu estive pensando.’
‘Um admirável exercício, meu amigo. Continue assim.’ (A casa do penhasco)
Nunca faça nada que outros possam fazer por você. (Os trabalhos de Hércules)
Instinto é uma coisa maravilhosa. Não pode ser explicado nem ignorado. (O misterioso caso de Styles)
Nunca conte tudo que sabe – nem mesmo para a pessoa que você mais conhece. (O adversário secreto)