1. Duro de Matar


Baseado em: Nothing Lasts Forever de Roderick Thorp
Não apenas é o livro que serviu de base para o grande sucesso estrelado por Bruce Willis Christmas, mas Nothing Lasts Forever é a continuação do livro The Detective, que virou filme em 1966 com Frank Sinatra no papel principal. Eles fizeram algumas mudanças para evitar referências ao filme original – por exemplo, no livro, o nome do personagem é Joe Leland, não John McClane.
2. Forrest Gump


Baseado em: Forrest Gump de Winston Groom
O livro não era conhecido antes do sucesso das telonas. Também era bem diferente – no livro, Forrest usa uma linguagem profunda, e o autor queria que John Goodman interpretasse o papel principal. E o pior não é isso. Na obra, Forrest Gump ia para o espaço com um macaco e, ao voltar para Terra, ficava preso numa ilha com canibais que ele precisou vencer no xadrez para evitar ser comido.
3. Garotas Malvadas


Baseado em: Queen Bees & Wannabes de Rosalind Wiseman
Tina Fey leu Queen Bees & Wannabes – um livro de auto-ajuda para pais cujas filhas enfrentavam problemas na escola – e achou que tinha potencial para virar um filme. Obviamente, o livro é não-ficção, então Fey inventou a história e os personagens por conta própria.
6. Shrek


Baseado em: Shrek! de William Steig
Shrek – e suas muitas continuações não são produções originais da DreamWorks creation. A história é baseada num livro infantil sobre um terrível ogro que salva uma princesa meio sem querer. O filme ganhou o primeiro oscar de animação longa-metragem, um feito impressionante.
12. Uma cilada para Roger Rabbit


Baseado em: Who Censored Roger Rabbit? by Gary K. Wolf
A versão para o cinema de Uma Cilada para Roger Rabbit é muito levemente baseada num livro – na obra, os desenhos animados são conhecidos personagens de tirinhas Snoopy. Disney comprou os direitos da novela e começou imediatamente a trabalhar na adaptação em 1981.