Zadie Smith é considerada uma das escritoras mais talentosas de sua geração. Descendente de ingleses e jamaicanos, com 24 anos lançou seu primeiro livro, Dentes brancos, enorme sucesso de público e crítica, que vendeu mais de 1,5 milhão de exemplares nos países de língua inglesa.
O caçador de autógrafos, publicado em 2002, é seu segundo livro e já lhe rendeu uma indicação para o Orange Prize de ficção e um lugar entre os vinte melhores jovens romancistas britânicos indicados pela prestigiosa revista Granta.
Seu terceiro romance, Sobre a beleza, foi indicado em 2005 ao Man Booker Prize, um dos maiores prêmios literários do mundo, e venceu o Orange Prize de ficção de 2006.
Falando para novos autores, Zadie compartilhou dez conselhos para quem busca uma vida de escritor. Confira:
- Leia muitos livros. Passe mais tempo fazendo isso do que qualquer outra coisa.
- Leia seus próprios textos como se você fosse um estranho. Melhor ainda, como se você fosse um inimigo.
- Não romantize sua “vocação”. Ou você é capaz de escrever boas frases ou não. Não existe “estilo de vida de escritor”. Só importa o que você deixa na página.
- Evite suas fraquezas. Mas faça isso sem tentar se convencer de que as coisas que você não pode fazer não valem a pena. Não disfarce insegurança com desprezo.
- Deixe um tempo decente entre escrever e editar algo.
- Evite grupos de trabalho. A presença de mais pessoas não vai aprimorar sua escrita.
- Trabalhe num computador desconectado da Internet.
- Proteja o local e horário em que você escreve. Mantenha distância de tudo e todos, mesmo das pessoas mais importantes para você.
- Não confunda honrarias com conquistas.
- Seja sincero através de qualquer veículo que estiver à mão – diga a verdade. Evite uma vida inteira de tristeza e insatisfação.
Você concorda com as dicas de Zadie? Deixe sua opinião nos comentários.